Sobre a Revista

Foco e Escopo
Processo de Avaliação pelos Pares
Periodicidade
Cronograma de Publicação
Política de Acesso Livre
Política Antiplágio
Política de Preservação Digital
Princípios Éticos e Boas práticas editoriais
Política de Correção de Erros e Retratações
Indexadores, diretórios e repositórios

 

Foco e Escopo

A revista Acta Tecnológica é uma publicação da Editora IFMA, vinculada a Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IFMA, com duas edições anuais e política de livre acesso ao seu conteúdo, reunindo artigos científicos originais e inéditos e contribuições teóricas amparadas por ampla pesquisa bibliográfica e de relevância científica, considerando contribuições interdisciplinares, com foco prioritário nas áreas de Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Engenharias, Ciências Exatas e da Terra e Multidisciplinar.

Processo de Avaliação pelos Pares

Cada artigo submetido é avaliado por dois avaliadores, membros do Conselho Editorial ou pareceristas ad hoc, de acordo com a política de avaliação duplo-cega, em que omite-se aos pareceristas as informações de identificação dos autores, garantindo-se uma avaliação neutra e isonômica das contribuições enviadas.

O período da etapa de avaliação pode durar de 4 a 12 semanas. O artigo poderá ser rejeitado, aceito, ou com correções obrigatórias. No caso de correções obrigatórias, após a correção realizada pelos autores o artigo será submetido a uma nova rodada de avaliações. Sendo aprovado, o artigo segue para a  fase de edição. 

Periodicidade

A revista publica edições semestrais, permitindo a disponibilidade de edições futuras com os artigos que já estiverem prontos para publicação antes do prazo da sua periodicidade oficial.

Cronograma de Publicação

Vigência: Janeiro a Junho
Submissões: entre Fevereiro e Março
Publicação: Até Julho

Vigência: Julho a Dezembro
Submissões: entre Agosto e Setembro
Publicação: Até Janeiro

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo e não há cobranças de Taxas de Processamento de Artigos (APCs), seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporcionando maior democratização mundial do conhecimento.

Política de Preservação Digital

A revista Acta Tecnológica utiliza os serviços de arquivamento e preservação PKP (PKP PN) e os sistemas CLOCKSS e LOCKSS.

Princípios Éticos e Boas práticas editoriais

A revista Acta Tecnológica segue os princípios da ética, transparência e integridade na publicação científica e acadêmica. Não sendo admitidas quaisquer tipos de práticas de plágio/autoplágio, falsificação ou manipulação de dados.

Toda a equipe editorial está comprometida em atuar dentro dos princípios de impessoalidade, transparência e confidencialidade durante todo o processo editorial, principalmente nas avaliações, de forma a preservar os direitos de avaliadores(as), autores(as) e instituições envolvidos(as).

Política Antiplágio

A prática de plágio/autoplágio em todas as suas formas é um comportamento editorial antiético e inadmissível. Desta forma, os editores utilizarão o sistema de verificação de plágio Similarity Check para examinar todos os manuscritos submetidos a este periódico, sendo possível que os autores recebam eventuais questionamentos durante o processo de avaliação do trabalho submetido, referente às possíveis inconformidades apontadas pelos softwares utilizados.

Quaisquer identificação ou evidência de má conduta editorial, os editores poderão a suspender o processo de avaliação ou publicação do manuscrito, os autores serão notificados e estarão sujeitos a realização de correções e/ou retratação das partes envolvidas, conforme as diretrizes da Política de Correção e Retratação deste periódico.

O/A(s) autor(es/as) devem assegurar que seu texto, dados e resultados expostos são originais e não foram copiados, inventados, distorcidos ou manipulados. Portanto, antes do envio à Acta Tecnológica o/a(s) autor(es/as) devem:

  • Garantir a originalidade citando e referenciando suas fontes corretamente;
  • Não incluir pesquisadores que não participaram de forma ativa e substancial em todas as fases da pesquisa e da escrita do artigo. Neste sentido, o editor poderá solicitar explicações formais sobre a participação na produção do artigo dos autores que subscrevem o texto, cabendo ao editor decidir sobre a aceitação ou não da submissão da forma como a autoria foi informada;
  • Atender os critérios de autoria inédita do artigo;
  • Não omitir nenhum(a) do/a(s) pesquisador(es/as)  envolvido/a(s) na pesquisa da lista de autores;
  • Verificar se seu conteúdo apresenta plágio através de um programa antiplágio, tal como o CopySpider que pode ser utilizado gratuitamente.

Política de Correção de Erros e Retratações

Em construção.

Alegações de má conduta e/ou outras questões relativas sobre a integridade, validade e/ou confiabilidade das publicações da revista Acta Tecnológica, devem ser submetidas à análise do conselho editorial por meio do e-mail: acta@ifma.edu.br.

Indexadores, diretórios e repositórios

Diadorim | Google Acadêmico | Latindex | LatinRev | LivRe | REDIB | Sumários