Submissões

A revista não está aceitando submissões neste momento.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • 1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • 2. O arquivo da submissão está em formato .doc e/ou .docx e não deverá exceder o tamanho máximo de 10mb
  • 3. O(s) original(is) da(s) imagem(ns) inserida(s) no corpo do manuscrito deve(m) ser transferido(s) como arquivo(s) suplementar(es) no ato da submissão. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • 4. O trabalho submetido pertence a um dos eixos prioritários da Revista Acta Tacnológica: Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Engenharias, Ciências Exatas e da Terra e Multidisciplinar.
  • 5. O texto segue as normas, os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Submissões.
  • 6. A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista. Esta identificação será incluída apenas na versão final caso o artigo seja aceito para publicação.
    Instruções disponíveis em Assegurando a avaliação duplo-cega pelos pares.
  • 7. No caso de texto que trate de pesquisa envolvendo seres humanos, caso seja necessário, será exigido nos termos das Resoluções 466/2012, 510/2016 e 580/2018 do Conselho Nacional de Saúde / Ministério da Saúde (CNS/MS), documento comprobatório com parecer favorável por parte do Comitê de Ética da instituição na qual foi realizada a pesquisa e o cadastro no SISGEN.Preferencialmente os autores nacionais podem submeter a folha de aprovação da pesquisa pelo Comitê de ética em Pesquisa como documento suplementar.
  • 8. É OBRIGATÓRIO o preenchimento completo dos campos dos Metadados da submissão nos 3 (três) idiomas (Português, Inglês e Espanhol):
    Do artigo: Título, Resumo, Palavras-chaves e Referências.
    De TODOS os autores do trabalho: Nome completo, E-mail, País, URL do Currículo Lattes CNPq, Orcid ID, Instituição à qual se vincula ou do último título, Resumo atualizado da biografia acadêmica indicando as titulações.

Diretrizes para Autores

Informações Gerais

A revista Acta Tecnológica apresenta periodicidade semestral e política de livre acesso ao seu conteúdo, reunindo artigos científicos originais e inéditos e contribuições teóricas amparadas por ampla pesquisa bibliográfica e de relevância científica, considerando contribuições interdisciplinares, com foco prioritário nas áreas de Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Engenharias e Multidisciplinar. A revista aceita artigos em português, inglês e espanhol.

A publicação dos trabalhos depende da decisão do Comitê Editorial, após o parecer de pelo menos dois pareceristas do quadro de colaboradores da revista, seguindo o procedimento de avaliação Duplo-cega.

Em consideração aos princípios éticos e às boas práticas editoriais, cada autor e/ou coautor poderá publicar 1 (um) artigo a cada 2 (dois) anos. Aos membros do Comitê Editorial e do Conselho Editorial é VEDADO a participação como autores e/ou coautores de artigos submetidos a esta revista.

A revista tem como público-alvo pesquisadores na sua área prioritária de conhecimento, priorizando a porcentagem de 75% das publicações à autores externos do Instituto Federal do Maranhão.

O número de autores nos trabalhos é de no máximo de seis (6), dentre os quais pelo menos um (1) mestre. Os autores são responsáveis pelas informações contidas nos trabalhos, bem como pela devida permissão para uso das ilustrações ou tabelas publicadas de outras fontes.

Os autores serão informados, através do e-mail indicado, sobre a aceitação ou não do trabalho para publicação.

Para efeito de apresentação, padronização e comunicação, os trabalhos enviados deverão seguir rigorosamente às regras das normas especificadas.

Ao preencher os metadados, os autores devem colocar o título do trabalho com a primeira letra em maiúscula e o restante em minúscula.

É OBRIGATÓRIO o preenchimento completo dos campos dos Metadados de submissão nos 3 (três) idiomas (Português, Inglês e Espanhol):

Do artigo:

  • Título;
  • Resumo;
  • Palavras-chaves;
  • Referências.

De TODOS os autores do trabalho:

  • Nome completo;
  • E-mail;
  • País;
  • URL do Currículo Lattes CNPq;
  • Orcid ID;
  • Instituição à qual se vincula ou do último título;
  • Resumo atualizado da biografia acadêmica indicando as titulações.

O artigo completo deve conter no mínimo 10 páginas e no máximo 20 páginas. Os arquivos para submissão deverão estar no formato Microsoft Word (doc; docx). Tabelas e figuras devem ser apresentadas ao longo do corpo do texto, porém como forma de otimizar ao máximo o conteúdo de cada página, as mesmas podem estar deslocadas.

O texto deve ser configurado em folha do tamanho A4 (210x297mm), incluindo a numeração de página indicada. A margem esquerda e superior deverá possuir 3 cm, enquanto que as demais margens (inferior e direita) deverão possuir 2 cm. No caso de citações diretas de mais de três linhas, deve-se observar também um recuo de 4 cm da margem esquerda. Procurar utilizar toda a área disponível. Exceções podem ser admitidas, por exemplo, quando for necessário começar uma nova seção, título, subtítulo ou legenda, esses poderão ser alocados no início da página seguinte.

Os textos deverão ser escritos em fonte (Times New Roman, tamanho 12, justificado) à exceção das citações diretas com mais de três linhas, notas de rodapé, paginação, legendas e fontes das ilustrações e das tabelas, que devem ser em tamanho 10 e uniforme. Texto normal, espaço simples, sem recuo na primeira linha. Os títulos e subtítulos das seções primárias devem estar apresentados em negrito, todo em maiúsculo (Estilo Título 1), alinhados à esquerda. Os títulos das seções devem ser colocados logo após o número que identifica a seção, separados por um espaço. Não se deve colocar ponto, hífen, travessão ou qualquer símbolo entre o número indicativo da seção e título da seção. 

Empregar espaçamento simples. Antes de um título principal (item 1) ou de figuras deverá ser deixado espaço em branco equivalente a duas linhas. Antes de um título secundário (1.1 ou 1.1.1), deverá ser deixado espaço em branco equivalente a uma linha. Se forem adotados os estilos deste arquivo de instruções, esses espaçamentos todos já estão previstos. Na formatação dos parágrafos, escolher a opção parágrafo justificado.

Este formato já está definido no arquivo do template da revista que apresenta instruções para resumo, abstract, equações, figuras, tabelas e referências (ABNT) de forma mais detalhada.

 

Submissão dos Trabalhos

A submissão de trabalhos é gratuita e deverá ser encaminhada por meio do portal da Acta Tecnológica. É necessário cadastro no sistema como autor, com o cuidado de inserir corretamente os dados de todos os autores, bem como seus contatos, títulos acadêmicos e instituições de filiação.

 

Estrutura dos Artigos

Os artigos científicos deverão ser organizados em na seguinte estrutura:

  • Título (a primeira letra em maiúscula e o restante em minúscula);
  • Autores (devem ser inseridos no manuscrito apenas posteriormente em caso de aprovação do artigo);
  • Resumo;
  • Palavras-chave (no máximo cinco que não sejam citadas no título);
  • Título em inglês (a primeira letra em maiúscula e o restante em minúscula);
  • Abstract;
  • Keywords;
  • Título em espanhol (a primeira letra em maiúscula e o restante em minúscula);
  • Resumen;
  • Palabras clave;
  • Introdução;
  • Fundamentação teórica (opcional);
  • Material e Métodos (Metodologia);
  • Resultados e Discussão;
  • Considerações finais (Conclusão);
  • Agradecimentos (se houver) e;
  • Referências.

As imagens e/ou gráficos utilizadas no corpo do artigo devem está em uma boa resolução visual (mínimo de 150 dpi) e inseridas individualmente como documentos suplementares (JPG, PNG ou PDF);

Outros elementos pós-textuais como apêndices e anexos são opcionais.

Requisitos: utilizar o arquivo do template disponível aqui: Modelo.docx, que não deverá exceder o tamanho máximo de 10mb, utilizando a folha de estilos do arquivo modelo de acordo com a estrutura.

 

Referências

Utilizar Normas da ABNT 6023.

 

Abreviaturas, símbolos e unidades

Abreviaturas, símbolos e unidades devem ser listados conforme exemplos abaixo:

  • Usar 58%, e não 58 % (sem espaço entre o no e %);
  • Usar 60 kg, e não 60Kg (com espaço entre o no e kg, que deve vir em minúsculo);
  • Usar 101,23 e não 101.23 (usar vírgula, e não ponto);
  • Usar 52 mL, e não 42 ml (litro deve vir em L maiúsculo, conforme padronização internacional);
  • Usar 25oC, e não 25 ºC (sem espaço entre o no e ºC);
  • Usar (P<0,05), e não (P < 0,05) (sem espaço antes e depois do <);
  • Usar 21,35±8,58, e não 21,35 ± 8,58 (sem espaço antes e depois do ±);
  • Usar r2 = 0,97, e não r2=0,97 (com espaço antes e depois do =);
  • Usar asterisco nas tabelas apenas para probabilidade de P: (*P<0,05; **P<0,01; ***P<0,001).

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.