Editorial

Autores

  • Sylvia Letícia Oliveira Silva Instituto Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.35818/acta.v16i1.1041

Resumo

Prezadxs leitorxs,

A revista Acta Tecnológica, traz nesta edição, um conjunto de artigos em diversas áreas do conhecimento. Iniciando o volume 16, número 1, trazemos o artigo Os Transtornos causados pelo aumento do lixo na cidade turística de Carolina - Maranhão, os autores investigaram como se dá a relação dos moradores com a produção e o acúmulo de lixo.

Na mesma área, o artigo 2, Reator UASB: uma alternativa sustentável para o tratamento de esgoto no município de Codó - MA, os autores avaliaram as melhorias nas condições de saneamento do município de Codó, Maranhão, através da construção do protótipo de um reator UASB (Upflow Anaerobic Sludge Blanket) destinado à remoção de matéria orgânica do esgoto doméstico que é lançado diretamente no Rio Itapecuru.

Com discussões sobre processos de mobilização e lutas sociais pela educação de jovens e adultos, o artigo 3, As lutas sociais por políticas de educação no Brasil para EJA de 1990 a 2006: da formação da agenda política a formulação do PROEJA há a retomada do debate acerca dos aspectos estruturais que envolveram mudanças políticas e sociais nos anos de 1990, buscando entender os reflexos do ideário neoliberal na construção da agenda reformista e das políticas de educação no Brasil.

O artigo 4, Saneamento inadequado em Carolina - MA: estudo de caso no bairro Brejinho, mostra a precariedade do saneamento no bairro Brejinho, na cidade de Carolina, Maranhão, e seu impacto na vida dos moradores.

Na área de alimentos, o artigo 5, Caracterização química e comparação entre hambúrguer artesanal e o industrializado tem uma proposta mais saudável de hambúrguer e análise físico-química da composição do produto elaborado, comparado com o hambúrguer industrializado.

O artigo 6 A Inclusão da educação ambiental no processo de ensino e aprendizagem na visão de professores e alunos de uma escola pública em Caxias - MA relata a importância da Educação Ambiental no processo de ensino e aprendizagem, segundo a visão de professores e alunos.

O Artigo 7 Aprimorando o conceito de lentes e expandindo a criatividade no design emergente através de técnicas do design especulativo, apresenta, através de uma discussão dialética, a visão de estudiosos da futurologia sobre como a experimentação criativa em narrativas pode ajudar no desenvolvimento de novas perspectivas para lidar com problemas sistêmicos adaptativos.

O Artigo 8 Ensino de gramática: formas remissivas lexicais e formação de sentido traz para a discussão a renitente postura de ensino de gramática presa a regras e a normas que não contribuem para o crescimento linguístico do aluno.

Finalizando este número, o artigo 9, Produção de mudas de maracujazeiro sob lâminas e frequência de aplicação de solução nutritiva, com um estudo incipiente sobre lâminas de irrigação e frequência de aplicação de solução nutritiva em mudas de maracujazeiro-amarelo cultivado em sistema hidropônico.

Boa leitura!

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Sylvia Letícia Oliveira Silva, Instituto Federal do Maranhão

Área Ciências Agrárias - Produção Vegetal

Downloads

Publicado

24.07.2021

Como Citar

SILVA, . L. O. Editorial. Acta Tecnológica, [S. l.], v. 16, n. 1, 2021. DOI: 10.35818/acta.v16i1.1041. Disponível em: https://periodicos.ifma.edu.br/actatecnologica/article/view/1041. Acesso em: 28 nov. 2021.

Edição

Seção

Editorial