Cultura e linguagem: construindo conhecimento através da dialogicidade transdisciplinar

Autores

  • marineide cavalcanti arruda

DOI:

https://doi.org/10.35818/acta.v8i1.211

Palavras-chave:

Interação, práticas pedagógicas e abordagem transdisciplinar.

Resumo

Este artigo relata uma experiência de caráter transdisciplinar vivenciada com  professores e alunos do Ensino Médio Integrado ao Curso Técnico em Agropecuária e Agroindústria do IFPE-Campus Barreiros e Campus Vitória de Santo Antão – PE. Atividade realizada durante a semana da Consciência Negra, teve como enfoque a cultura e a linguagem, cujo tema trabalhado foi “Herança Negra no Brasil e no Mundo”. Os objetivos do trabalho foram refletir sobre a construção do conhecimento numa abordagem transdisciplinar, reconhecer a cultura como um instrumento histórico-social, respeitar a diversidade cultural, identificar a inter-relação entre linguagem e cultura, e a necessidade de desenvolver efetivamente práticas pedagógicas que superem a fragmentação do saber, bem como estabelecer diálogos entre literaturas brasileira e africanas como propõe a Lei Nº 10.639 que torna obrigatória o ensino da história e cultura africana no Ensino Fundamental e Médio. Para o desenvolvimento deste trabalho utilizou-se a teoria da Complexidade e de Transdisciplinaridade de Edgar Morin, partindo do pressuposto de que o conhecimento é dinâmico, tal dinamicidade se concretiza através da interação das diversas áreas do saber, possibilitando ao sujeito construir e desconstruir o conhecimento, isto é, fazer uma intervenção do conhecimento já adquirido a partir de um novo olhar.

 

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Biografia do Autor

marineide cavalcanti arruda

Professora do Ensino Básico Tecnico e tecnológico, atua na área de Letras no Campus Barreiros-IFPE.

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Publicado

21 de maio de 2013

Como Citar

ARRUDA, marineide cavalcanti. Cultura e linguagem: construindo conhecimento através da dialogicidade transdisciplinar. Acta Tecnológica, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 37–46, 2013. DOI: 10.35818/acta.v8i1.211. Disponível em: https://periodicos.ifma.edu.br/actatecnologica/article/view/211. Acesso em: 26 set. 2022.

Edição

Seção

Artigos