Tópicos de biotecnologia uma perspectiva nos livros didáticos de biologia do ensino médio a partir do PNLD

Autores

  • Candido Coelho de Sá Neto IFMA- Instituto Federal do Maranhão
  • Thiago Coelho Silveira IFMA- Instituto Federal do Maranhão
  • Nerilson Marques Lima Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Teresinha de Jesus Aguiar dos Santos Andrade IFMA- Instituto Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.35818/acta.v15i1.877

Palavras-chave:

Ensino, biologia, bioética, biotecnologia, Material didático

Resumo

O livro didático atinge seu propósito quando estabelece uma forte parceria com o professor, de maneira que possa converter em realidade os objetivos propostos para a educação. O presente estudo analisou cinco livros didáticos de biologia do 3º ano do ensino médio a fim de verificar como o ensino de biotecnologia tem sido contemplado e estruturado nesses materiais. A metodologia constou de análise bibliográfica investigativa e descritiva dos vários aspectos referentes aos temas de biotecnologia (precisão conceitual, atualização dos temas, imagens, concordância com o(s) capítulo(s) no(s) qual(is) estão inseridos nos livros de biologia. Os resultados indicam que existe uma disparidade entre os livros analisados demonstrando que os livros devem melhorar alguns aspectos observados, como quase a inexistência de sugestão de pesquisa com conteúdo da internet, raríssimos exercícios de fixação dos conteúdos e pouquíssimos textos sobre ética na Biotecnologia, embora essas obras podem auxiliar no processo de ensino-aprendizagem dos conceitos relacionados ao tópico investigado. Sobressaiu a linguagem aplicada na apresentação dos conteúdos, apesar de cientifica e formal, a conotação da linguagem utilizada é acessível de fácil compreensão sem expressões que dificultam o entendimento dos leitores. É impossível pensar em Ciências na atualidade sem associa-la aos assuntos discutidos na Biotecnologia seu estudo promove impactos em diversos setores da sociedade

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Biografia do Autor

Teresinha de Jesus Aguiar dos Santos Andrade, IFMA- Instituto Federal do Maranhão

Profa. do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia -IFMA. É doutora (2014) em Química na área de concentração Química Orgânica/ Produtos Naturais no IQ-UNESP. Parte do doutorado foi realizado no Marine Biodiscovery Centre, The School of Natural and Computing Sciences- University of Aberdeen-UK. Mestre em Genética e Toxicologia Aplicada pela Universidade Luterana do Brasil (CANOAS-RS-2008). Especialista em Saneamento Ambiental pela UGF (2009-2011). Possui graduação em Bacharelado em Química com Atribuições Tecnológicas, Licenciatura em Química pela Universidade Federal do Piauí (2002-2007). Tem experiência científica na área de fitoquímica (isolamento e identificação de substâncias naturais), métodos analíticos quali e quanti, toxicologia ambiental, bioensaios, bem como em microorganimos endofíticos de algas marinhas. Domina técnicas de cromatografia em camada delgada, líquida a vácuo, flash, CLAE-DAD, CLAE-EM, análises de parâmetros físico-químicos e microbiológicos de ETEs e ETAs ainda interpretação de dados espectrométricos de UV, IV, MS, RMN.

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Publicado

19.03.2021

Como Citar

DE SÁ NETO, . C.; SILVEIRA, . C.; LIMA, . M.; ANDRADE, . de J. A. dos S. Tópicos de biotecnologia uma perspectiva nos livros didáticos de biologia do ensino médio a partir do PNLD. Acta Tecnológica, [S. l.], v. 15, n. 1, p. 39–56, 2021. DOI: 10.35818/acta.v15i1.877. Disponível em: https://periodicos.ifma.edu.br/actatecnologica/article/view/877. Acesso em: 28 nov. 2021.