SANEAMENTO INADEQUADO EM CAROLINA – MA: ESTUDO DE CASO NO BAIRRO BREJINHO
DOI:
https://doi.org/10.35818/acta.v16i1.947Palavras-chave:
Agua residual. Doenças. Esgoto. Meio ambiente.Resumo
O esgoto é toda a água residual proveniente de vários usos, como banho, lavagem de louça, roupas, higienização bucal etc. No Brasil, a precarização das instalações de saneamento básico é muito grave: quase metade da população vive em cidades sem redes de tratamento de esgoto. O problema das instalações sanitárias no país causou muitas doenças e danos à população e ao meio ambiente. Neste estudo, analisou-se a precariedade do saneamento no bairro Brejinho, na cidade de Carolina, Maranhão, e seu impacto na vida dos moradores. Para isso, utilizou-se a pesquisa bibliográfica, que teve como intuito trazer um debate sobre o tema em contexto mais amplo, relacionando-o com uma pesquisa realizada com moradores deste bairro, mediante aplicação de questionário, em novembro de 2018. A partir desses materiais obtidos, pôde-se fazer uma interpretação a respeito dos dados coletados. Assim, concluiu-se que a coleta e a destinação correta do esgoto, além da sua vital importância, trazem benefícios para a população envolvida, pois a precariedade de saneamento gera muitos transtornos e pode trazer doenças. Ainda foi possível identificar que a população do bairro Brejinho não aprova as condições de instalação da rede de esgoto pelos impactos que geram. As instalações estão localizadas nas proximidades das residências e do rio Tocantins, onde fortes odores perturbam os moradores. Isto implica em: potenciais riscos à saúde e descaso com a população, por isso, é considerada inadequada.
Downloads
Métricas
Referências
ALVES, L. de O. Tratamento de esgoto. 2014. Disponível em: <https://www.infoescola.com/meio-ambiente/tratamento-de-esgoto/>. Acesso em: 11 dez. 2018.
BAZZARELLA, B. B. 2005. Caracterização e aproveitamento de água cinza para uso não potável em edificações. 165 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental, Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória, p. 165, 2005.
BRASIL. Lei 11.445 de 05 de janeiro de 2007. Estabelece as diretrizes nacionais para o saneamento básico. Brasília – DF. Governo Federal.
BRASIL. Ministério das Cidades; Berenice de Souza Cordeiro (Coord.) (2009) Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental. Programa de Modernização do Setor Saneamento (PMSS). Instrumentos das políticas e da gestão dos serviços públicos de saneamento básico. Brasília: Ministério das Cidades.
CARLOS, É. Brasileiros condenados às doenças do esgoto. Rev Rene, v. 17, n. 3, p. 309-309, 2016. DOI: https://doi.org/10.15253/2175-6783.2016000300001
CIDADE-BRASIL. Município de Carolina. Disponível em: <https://www.cidade-brasil.com.br/municipio-carolina.html>. Acesso em: 03 dez. 2018
GONÇALVES, A. L. K. Impactos causados pelo esgoto a céu aberto: estudo de caso da Avenida XXV de julho de Pelotas–RS. Revista Querubim, v. 1, p. 24-30, 2015.
IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Carolina. 2017. Disponível em: <https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ma/carolina/panorama>. Acesso em: 02 dez. 2018
KRONEMBERGER, D. M. P.; PEREIRA, R. S.; FREITAS, E. A. V.; SCARCELLO, J. A.; CLEVELARIO JUNIOR, J. Saneamento e Meio Ambiente. Atlas de Saneamento 2011. Rio de Janeiro: IBGE, 2011, v. 1, p. 45-46.
MUNIZ, G. P. S. Ecoturismo em Carolina - MA: que prática é essa? Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Geografia, Natureza e Dinâmica do Espaço. Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, 2018.
PREFEITURA MUNICIPAL DE CAROLINA/MA. Recebimento das Estações de Tratamento de Esgoto de Carolina. 2019. Disponível em: https://carolina.ma.gov.br/noticias/noticias/exibe/0016841-recebimento-das-estacoes-de-tratamento-de-esgoto-de-carolina. Acesso em 27.01.2021.
PAINEL SANEAMENTO BRASIL. UF. Maranhão. Disponível em: <https://www.painelsaneamento.org.br/localidade/index?id=21. Acesso em: 29.07.2020.
PORTAL SANEAMENTO BÁSICO. Estudo da USCS aponta que esgoto deve ser usado para rastrear covid-19. 2020. Disponível em: <https://www.saneamentobasico.com.br/estudo-uscs-esgoto-covid-19/>. Acesso em: 29 jul. 2020.
PORTAL SANEAMENTO BÁSICO. Falta de saneamento básico no Brasil é grande ameaça à saúde pública. 2016. Disponível em: <https://www.saneamentobasico.com.br/falta-de-saneamento-ameaca-saude-publica/>. Acesso em: 18 jun. 2020.
SOUZA, C. M. N. Participação dos cidadãos e saneamento básico: panorama da legislação nacional. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, n. 63, p. 141-158, 2016. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i63p141-158
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
- Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela ACTA TECNOLÓGICA em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
- Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
- Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
- Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
- Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
- Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
- A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
- Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.