ALGUMAS POTENCIALIDADES E CONTRIBUIÇÕES DE PESQUISAS EM HISTÓRIA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA SOBRE NÚMEROS COMPLEXOS

Autores

  • Benjamim Cardoso da Silva Neto IFMA

DOI:

https://doi.org/10.35818/acta.v15i1.948

Palavras-chave:

História para o ensino de matemática. Teses e dissertações. Livro de minicurso. Números complexos

Resumo

O presente artigo tem como objetivo identificar e descrever teses e dissertações defendidas de 1990 a 2018 e livros de minicursos publicados no Seminário Nacional de História da Matemática de 2001 a 2019 que pesquisaram em História para o ensino de Matemática e que trabalharam o conteúdo de números complexos a partir da mediação de informações históricas para o ensino de matemática. A busca pelas teses e dissertações ocorreu pelo Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, nos sites de Instituições de Ensino Superior. Os livros de minicursos foram buscados em CDs dos Anais do evento, arquivos pessoais de pesquisadores e pela internet. O material empírico constou em duas dissertações de mestrados profissionais defendidas em 2008 e em 2014 e um livro de minicurso publicado no ano de 2009. Os resultados apresentam a identificação dos três materiais e a descrição sobre o que é proposto didaticamente nestas produções que podem contribuir e potencializar o ensino de números complexos a partir de informações históricas da Matemática. As dissertações de mestrados profissionais elaboraram produtos educacionais e o livro de minicurso enfatizam e problematizam o teor histórico sobre os números complexos a partir da resolução de equações algébricas e de segundo e terceiro graus.

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Biografia do Autor

Benjamim Cardoso da Silva Neto, IFMA

Professor IFMA - São Raimundo das Mangabeiras

Mestre em Educação em Ciências e Matemática

Doutorando em Educação em Ciências e Matemática

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Publicado

19.03.2021

Como Citar

DA SILVA NETO, . C. ALGUMAS POTENCIALIDADES E CONTRIBUIÇÕES DE PESQUISAS EM HISTÓRIA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA SOBRE NÚMEROS COMPLEXOS. Acta Tecnológica, [S. l.], v. 15, n. 1, p. 97–114, 2021. DOI: 10.35818/acta.v15i1.948. Disponível em: https://periodicos.ifma.edu.br/actatecnologica/article/view/948. Acesso em: 28 nov. 2021.