A INCLUSÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA VISÃO DE PROFESSORES E ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA EM CAXIAS-MA
DOI:
https://doi.org/10.35818/acta.v16i1.987Palavras-chave:
Meio ambiente. Educação Básica. Formação. Sensibilização Ambiental.Resumo
A sociedade, cotidianamente, depara-se com problemáticas ambientais causadas pela ação do homem, tais como desmatamento, queimadas criminosas das florestas, poluição da água com atividade de garimpo, descarte inadequado de lixo doméstico, industrial ou hospitalar, despreocupação ou ausência de políticas públicas relacionadas à coleta seletiva do lixo nos municípios, as quais interferem diretamente no clima, na paisagem das cidades e na saúde. Com o intuito de sensibilizar a sociedade, conteúdos relacionados ao meio ambiente foram incluídos no currículo da Educação Básica, prática que ficou conhecida como Educação Ambiental (EA). Sendo esta decisiva para consolidar o processo de ensino e aprendizagem na formação de cidadãos preocupados com a preservação ambiental. A partir dessa premissa, esta pesquisa teve como objetivo investigar a importância da Educação Ambiental no processo de ensino e aprendizagem, segundo a visão de professores e alunos de uma escola pública no município de Caxias - MA. Utilizaram-se de métodos quantitativos e qualitativos cujos instrumentos de coleta de dados foram observações e questionários semiabertos aplicados aos alunos do 3° ano do Ensino Médio e a seus professores de Química, Física e Biologia. Os alunos afirmaram que essa temática tem sido discutida em sala de aula e ensinada pelos professores através de aulas expositivas, visitas técnicas, execução de projetos como horta escolar, oficinas, estudo do meio ambiente como ferramenta de ensino e a realização anual de um evento conhecido como “Ecobike”. Nesse estudo, constatou-se que a EA é relevante para a formação dos alunos, sendo reconhecida por eles como um instrumento que irá lhes proporcionar uma nova perspectiva de vida no âmbito global. Os professores relataram que enfrentam dificuldades na consolidação da EA, dentre elas, a necessidade de formação continuada na perspectiva do desenvolvimento profissional docente.
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