Políticas Editoriais

Política de Acesso Livre
Princípios Éticos e Boas práticas editoriais
Conflito de Interesses
Política Antiplágio
Política de Correção de Erros e Retratações
Política de Preservação Digital
Política de Privacidade

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo e não há cobranças de Taxas de Processamento de Artigos (APCs), seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporcionando maior democratização mundial do conhecimento.

 

Princípios Éticos e Boas práticas editoriais

A revista Acta Tecnológica segue os princípios da ética, transparência e integridade na publicação científica e acadêmica. Não sendo admitidas quaisquer tipos de práticas de plágio/autoplágio, falsificação ou manipulação de dados.

Toda a equipe editorial está comprometida em atuar dentro dos princípios de impessoalidade, transparência e confidencialidade durante todo o processo editorial, principalmente nas avaliações, de forma a preservar os direitos de avaliadores(as), autores(as) e instituições envolvidos(as).

As Pesquisas que contenham dados adquiridos por metodologias qualitativas em que houve a participação de seres humanos devem ser submetidos ao sistema CEP/CONEP e seguir as regras do Conselho Nacional de Saúde, conforme as Resoluções CNS nº 466/2012, 510/2016, 580/2018 e demais legislações aplicadas a cada caso.

 

Conflito de Interesses

Editores e avaliadores devem manter isonomia durante todo o processo editorial e não podem ter qualquer vínculo com que constitua conflito de interesses em relação aos artigos e seus autores. Caso seja informado ou verificado alguma situação de conflito de interesses, a atividade editorial será designada à outro membro da equipe.

Os autores devem sempre informar a existência ou não de conflito de interesses. Caso haja qualquer tipo de relação que possa configurar algum tipo de conflito de interesses, deve ser comunicado aos editores e realizar a devida menção em seu artigo.

 

Política Antiplágio

Este periódico não aceita artigos que utilizam cópias literais de trechos já publicados sem as devidas citações.

A prática de plágio/autoplágio em todas as suas formas é um comportamento editorial antiético e inadmissível. Desta forma, os editores utilizarão o sistema de verificação de plágio Similarity Check para examinar todos os manuscritos submetidos a este periódico, sendo possível que os autores recebam eventuais questionamentos durante o processo de avaliação do trabalho submetido, referente às possíveis inconformidades apontadas pelos softwares utilizados.

Quaisquer identificação ou evidência de má conduta editorial, os editores poderão a suspender o processo de avaliação ou publicação do manuscrito, os autores serão notificados e estarão sujeitos a realização de correções e/ou retratação das partes envolvidas, conforme as diretrizes da Política de Correção e Retratação deste periódico.

O/A(s) autor(es/as) devem assegurar que seu texto, dados e resultados expostos são originais e não foram copiados, inventados, distorcidos ou manipulados. Portanto, antes do envio à Acta Tecnológica o/a(s) autor(es/as) devem:

  • Garantir a originalidade citando e referenciando suas fontes corretamente;
  • Atribuir os devidos créditos a qualquer tipo de elemento utilizado, como ilustrações, gráficos e/ou tabelas, de outras fontes ou, caso necessário, anexar o documento de permissão de uso pelos titulares de direitos autorais.
  • Não incluir pesquisadores que não participaram de forma ativa e substancial em todas as fases da pesquisa e da escrita do artigo. Neste sentido, o editor poderá solicitar explicações formais sobre a participação na produção do artigo dos autores que subscrevem o texto, cabendo ao editor decidir sobre a aceitação ou não da submissão da forma como a autoria foi informada;
  • Atender os critérios de autoria inédita do artigo;
  • Não omitir nenhum(a) do/a(s) pesquisador(es/as)  envolvido/a(s) na pesquisa da lista de autores;
  • Verificar se seu conteúdo apresenta plágio através de um programa antiplágio, tal como o CopySpider que pode ser utilizado gratuitamente.

Política de Correção de Erros e Retratações

Em construção.

Alegações de má conduta e/ou outras questões relativas sobre a integridade, validade e/ou confiabilidade das publicações da revista Acta Tecnológica, devem ser submetidas à análise do conselho editorial por meio do e-mail: acta@ifma.edu.br.

 

Política de Preservação Digital

A revista Acta Tecnológica utiliza os serviços de arquivamento e preservação PKP (PKP PN) e os sistemas CLOCKSS e LOCKSS.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.