Sobre a Revista

POLÍTICA EDITORIAL 

Foco e Escopo

Esta é uma revista do grupo de pesquisa Polifonia: Filosofia, Literatura e Artes do Instituto Federal do Maranhão. O interesse se concentra em publicações inéditas de pesquisadores na área das Ciências Humanas de estudantes e leitores interessados em artigos científicos. A revista aceita submissões de especialistas, mestres e doutores ou de estudantes acompanhados por seus orientadores com essas titulações. A revista tem o foco direcionado a análises de caráter filosófico, linguístico, literário e artístico, que dialoguem com temáticas no âmbito das ciências humanas. A revista tem como meta inicial disponibilizar artigos científicos para a apreciação da comunidade acadêmica e de leitores em geral, a partir disso, busca desenvolver o seu nível de qualidade quanto às avaliações dos periódicos e, além disso, alcançar um nível de excelência como referência em pesquisa nas ciências humanas.

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite a criação de arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. 

Cronograma de Publicação

Vigência: Janeiro a Junho
Submissões: Fevereiro
Publicação: Até Julho

Vigência: Julho a Dezembro
Submissões: Agosto
Publicação: Até Janeiro

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público, proporcionando maior democratização de acesso ao conhecimento.

Princípios Éticos 

A revista Polifonia em Foco segue os princípios da ética, transparência e integridade na publicação científica e acadêmica. Não sendo admitidas quaisquer tipos de práticas de plágio/autoplágio, falsificação ou manipulação de dados.

Toda a equipe editorial está comprometida em atuar dentro dos princípios de impessoalidade, transparência e confidencialidade durante todo o processo editorial, principalmente nas avaliações, de forma a preservar os direitos de avaliadores(as), autores(as) e instituições envolvidos(as).

Política Antiplágio

A prática de plágio/autoplágio em todas as suas formas é um comportamento editorial antiético e inadmissível. Desta forma, os editores poderão utilizar um sistema de verificação de plágio para examinar todos os manuscritos submetidos a este periódico, sendo possível que os autores recebam eventuais questionamentos durante o processo de avaliação do trabalho submetido, referente às possíveis inconformidades apontadas pelos softwares utilizados.

Quaisquer identificação ou evidência de má conduta editorial, os editores poderão suspender o processo de avaliação ou publicação do manuscrito, os autores serão notificados e estarão sujeitos a realização de correções e/ou retratação das partes envolvidas, conforme as diretrizes da Política de Correção e Retratação deste periódico.

O/A(s) autor(es/as) devem assegurar que seu texto, dados e resultados expostos são originais e não foram copiados, inventados, distorcidos ou manipulados. Portanto, antes do envio à Polifonia em Foco o/a(s) autor(es/as) devem:

  • Garantir a originalidade citando e referenciando suas fontes corretamente;
  • Atender os critérios de autoria inédita do artigo;
  • Não omitir nenhum(a) do/a(s) pesquisador(es/as)  envolvido/a(s) na pesquisa na lista de autores;
  • Verificar se seu conteúdo apresenta plágio através de um programa de antiplágio.

 

Pagamentos

A Revista Polifonia em Foco não cobra pela submissão e/ou publicação de artigos.