Sobre a Revista

Foco e Escopo
Cronograma de Submissão, Avaliação e Publicação
Processo de Avaliação
Fontes de Financiamento

Foco e Escopo

A Revista [re]Design tem como objetivo promover, apoiar e valorizar a ciência por meio da reflexão e do diálogo sobre os estudos originais e inéditos ligados interdisciplinarmente ao campo da Arquitetura, Artes e do Design, possibilitando a democratização do acesso ao conhecimento científico/tecnológico construtivo e inclusivo. 

Em particular, as áreas de interesse preferenciais são:

  • Artes Visuais, Design Gráfico, cultura visual e digital;
  • Design centrado no humano, Design universal e Design inclusivo;
  • Educação e culturas no campo da arquitetura, artes e design;
  • Codesign, inovação criativa e novas tecnologias; 
  • Inovação social e sustentabilidade; 
  • Design e processos artesanais; 
  • Moda e tecnologias têxteis;
  • Metodologias, ferramentas e técnicas projetuais aplicadas aos campos da Arquitetura, Artes (visuais, cênicas, música e dança) e Design (gráfico, industrial, moda, digital, interiores, etc.).

O periódico é voltado a pesquisadore(a)s a nível de graduação e pós-graduação nas áreas de conhecimento interesse, priorizando a porcentagem de 75% das publicações de autores externos do Instituto Federal do Maranhão.

Periodicidade: Semestral;

Modalidade: Artigos completos;

Idiomas para publicação: Português, Inglês e Espanhol;

Acesso Aberto a todo conteúdo, sem cobranças de Taxas Submissão e Processamento de Artigos (APCs).

 

Cronograma de Submissão, Avaliação e Publicação

Vigência (v.1): Janeiro a Junho
Submissões: entre Janeiro e Março
Publicação: Até Julho

Vigência (v.2): Julho a Dezembro
Submissões: entre Julho e Setembro
Publicação: Até Janeiro

Prazos
Notificação de submissão: até 24h
Análise preliminar pelos(as) editores(as): 15 a 20 dias
Revisão por pares: até 90 dias
Correções do(a) autor(a): Até 15 dias

 

Processo de Avaliação

Avaliação preliminar
Os artigos são examinados pelos editore(a)s quanto:

  • Às regras de formatação e normalização;
  • Configuração de similaridade;
  • Enquadramento ao escopo e objetivos da revista.


Avaliação por pares
Adotando as regras e orientações científicas internacionais, os artigos são submetidos à avaliação duplo-cega por pares (double-blind peer review) por dois pareceristas e um terceiro em caso de avaliações divergentes. Um formulário de avaliação com perguntas fechadas é disponibilizado juntamente com um campo para observações e justificativa para o parecer. O parecerista poderá a seu critério ainda, inserir contribuições no manuscrito e disponibilizá-lo para o(s) autor(es) e autora(s).

A etapa de avaliação do artigo considera os seguintes aspectos:

  • Originalidade e ineditismo
    Contribuição original e inovadora para ferramentas ou abordagens aos estudos da área de interesse;
  • Qualidade teórico-conceitual
    Fundamentação teórica e conceitual coerente e pertinente ao campo; promoção de atualização, revisão e reflexão de conceitos e fundamentos já existentes;
  • Qualidade teórico-metodológica
    Rigor na apresentação e utilização de conceitos e técnicas, adequação da metodologia, uso das ferramentas, qualidade analítica e propriedade das conclusões;
  • Qualidade da redação e apresentação
    Precisão na construção do texto, clareza na apresentação das ideias, qualidade e legibilidade de figuras, tabelas e ilustrações, atendimento às normas de referências, formatação e adequação ao modelo disponibilizado.

Avaliadores(as) e Editores(as) também podem requerer ao autor(a) correções obrigatórias do artigo, tendo o prazo de 15 dias para apresentar a versão corrigida, a ser submetida à uma nova rodada de avaliação antes da decisão final.


Decisão final
A decisão de aceitar ou rejeitar o artigo é tomada pelo(a) editor(a) após uma avaliação reversa, onde são verificandas as considerações feitas pelo Conselho Científico e Avaliadore(a)s, estrutura e adequação do documento e outros aspectos relacionados às informações prestadas pelo(a)s autore(a)s.

Os/As autores(as) serão informados(as), através do e-mail indicado, sobre a aceitação ou não do trabalho para publicação.

Autores(as), a qualquer tempo, podem solicitar o arquivamento do artigo que estiver no processo editorial desta revista.

Todas as etapas do processo editorial podem ser seguidas através do histórico de envio, pelo(a) responsável pela submissão, e quando indicado, pelos(as) demais autores(as).

 

Fontes de Financiamento

Editora IFMA - Instituto Federal do Maranhão