O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.
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Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
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Os autores e autoras estão de acordo com as políticas editoriais da [re]Design.
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A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista;
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Todos os autores e autoras estão cadastrados na revista com informações pessoais, profissionais e acadêmicas. E ao menos um dos autores possui mestrado concluído.
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O arquivo da submissão está em um dos seguintes formatos: Microsoft Word (.doc/.docx), Rich Text (.rtf) ou OpenDocument (.odt) e o texto está sem indicação de autoria (para garantir a avaliação cega).
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O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos nas demais Diretrizes para Autores.
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As figuras e imagens inseridas no corpo do artigo bem como anexadas como documentos suplementares, devem possui resolução mínima de 200 dpi.
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Quando disponíveis, fornecer os URLs ativas das referências.
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O corpo do texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12 pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas devem ser inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
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No caso de texto que trate de pesquisa envolvendo seres humanos, caso seja necessário, será exigido nos termos das Resoluções 466/2012, 510/2016 e 580/2018 da Plataforma Brasil - Conselho Nacional de Saúde / Ministério da Saúde (CNS/MS), documento comprobatório com parecer favorável por parte do Comitê de Ética da instituição na qual foi realizada a pesquisa e o cadastro no SISGEN. Preferencialmente os autores nacionais podem submeter a folha de aprovação da pesquisa pelo Comitê de ética em Pesquisa como documento suplementar.
Diretrizes para Autores
A revista tem como público-alvo pesquisadores de graduação e pós-graduação nas áreas de Design, Arquitetura e Artes, priorizando a porcentagem de 75% das publicações de autores externos ao Instituto Federal do Maranhão.
A aceitação dos artigos submetidos a este periódico está sujeita a sua conformidade com as Políticas Editoriais, Foco e Escopo, ao atendimento das normas de submissão e posteriormente, à Avaliação de Mérito.
Aspectos gerais da publicação [Tutoriais]:
- O artigo está escrito em Português, Inglês ou Espanhol;
- Máximo de 5 (cinco) autores(as), com a participação de pelo menos 1 (um(a)) autor(a) com mestrado completo;
- Preenchimento, nos 3 (três) idiomas (Português, Inglês e Espanhol), das informações do artigo e de TODOS(AS) os autores e autoras (Não preencher em CAIXA ALTA):
- Título;
- Resumo;
- Palavras-chaves;
- Referências;
- Nome;
- Sobrenome;
- E-mail;
- Instituição à qual está vinculado(a) ou do último título [Nome por extenso + (SIGLA)];
- Resumo atualizado da biografia, incluindo pelo menos o primeiro e o último título;
- URL do currículo Lattes, no caso de brasileiros;
- ORCID iD.
Incentivamos autores e autoras a fornecerem a descrição textual das imagens incluídas no corpo do artigo no intuito de possibilitar às tecnologias assistivas façam a interpretação das informações às pessoas com deficiência visual.
Em consideração aos princípios éticos e às boas práticas editoriais, cada autor(a) principal poderá ter somente um artigo em processo de seleção. Caso o artigo seja publicado, o(a) autor(a) deve respeitar o intervalo de 1 (um) ano para submeter outro trabalho.
Aos membros do Conselho Gestor e do Conselho Editorial, é VETADA a participação na autoria e/ou co-autoria de artigos submetidos à edições regulares desta revista, exceto edições especiais.
Formato:
- O artigo completo deve conter no mínimo 10 páginas e no máximo 25 páginas;
- Documento configurado em formato A4 (210x297mm), incluir numeração de página;
- As margens devem possuir 3 cm na direita e esquerda, e 2,5 cm nas margens superior e inferior;
- Tabelas e figuras devem ser inseridas ao longo do corpo do texto e anexadas no sistema como documentos suplementares;
- Citações diretas com mais de três linhas, deve-se aplicar recuo de 4 cm da margem esquerda;
- Os textos deverão ser escritos em fonte (Tahoma, tamanho 12, justificado), à exceção das citações diretas com mais de três linhas, notas de rodapé, paginação, legendas e fontes das ilustrações e das tabelas, que devem ser em tamanho 10 e uniforme. Texto normal, espaço simples, sem recuo na primeira linha;
- Os títulos e subtítulos das seções primárias devem estar apresentados em negrito, com a primeira letra em maiúscula e alinhados à esquerda;
- Os títulos de primeiro nível das seções devem ser colocados logo após o número que identifica a seção, seguido por um ponto e separados por um espaço (Ex.: 1. Títulos de primeiro nível);
- Os títulos de segundo e terceiro nível das seções devem ser colocados logo após o número que identifica o subnível da seção, separados por um espaço (Ex.: 1.1 Título de segundo nível; 1.1.1 Título de terceiro nível). Não colocar hífen, travessão ou qualquer outro símbolo entre o número indicativo da seção e título da seção;
- Configurações de espaçamento:
Título de primeiro nível: 18 pt Antes, 6 pt depois do parágrafo e espaçamento simples;
Título de segundo e terceiro nível: 8 pt Antes, 6 pt depois do parágrafo e espaçamento simples;
Corpo do texto: 0 pt Antes, 6 pt depois do parágrafo e espaçamento simples;
- Não utilizar espaços em branco (enter) para separar títulos, parágrafos e seções.
O modelo de artigo já possui as configurações de espaçamentos e estilos previstos nestas instruções.
Normas Bibliográficas
- Seguir as normas, padrões de estilo e requisitos bibliográficos da ABNT (NBRs 6023:2002, 10520:2002 e atualizações;
- O corpo do texto das Referências utiliza a fonte tamanho 12, justificado, sem recuos;
- As referências devem informar as fontes URLs, com links ativos de acesso direto, sempre que possível, está definido no estilo Hiperlink.
Estrutura do artigo
- Título em Português (a primeira letra em maiúscula e o restante em minúscula);
- Autores (devem ser inseridos no manuscrito apenas posteriormente, em caso de aprovação do artigo);
- Resumo;
- Palavras-chave (no máximo cinco que não sejam citadas no título);
- Título em Inglês (a primeira letra em maiúscula e o restante em minúscula);
- Abstract;
- Keywords;
- Título em Espanhol (a primeira letra em maiúscula e o restante em minúscula);
- Resumen;
- Palabras clave;
- Introdução;
- Fundamentação teórica (opcional);
- Material e Métodos (Metodologia);
- Discussão e Resultados;
- Considerações finais (Conclusão);
- Agradecimentos (se houver) e;
- Referências.
IMPORTANTE:
Todo o processo editorial será executado dentro deste sistema de gerenciamento editorial.
Os autores são responsáveis pelas informações contidas nos trabalhos, bem como pela devida permissão para uso das ilustrações ou tabelas publicadas de outras fontes.
A desconsideração das normas implica em não aceitação do artigo, sendo o mesmo recusado e posteriormente arquivado.
Artigos
Artigos originais e inéditos oriundos de pesquisas científicas e acadêmicas.
Artigos - Edições Especiais
Artigos de Edições Temáticas e Especiais
Artigos - Edição Especial SEMUCE
Artigos do Seminário Nacional sobre Música, Cultura e Educação - Edição 2023
Declaração de Direito Autoral
Autores(as) consentem com a Revista [re]Design que seu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons (CC BY NC 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, pode ser incorporado em bases e sistemas de informação científica existentes ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os utilizadores desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
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- Adaptar: remixar, transformar, e criar a partir do material.
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