Resumo
São discutidos resultados de uma revisão sistemática de literatura sobre o profissional denominado UX designer. Com procedimentos, foram obtidas publicações provenientes da base Scopus, resultando na leitura em profundidade de 17 artigos. As pesquisas foram associadas a três categorias emergentes na codificação: educação e currículo, prática e desenvolvimento profissional, e inserção nas organizações. Os estudos localizados foram em maioria provenientes de métodos mistos, seguidos de pesquisas qualitativas. Quanto à área de concentração, observaram-se ocorrências mais relacionadas às áreas de Computação e de Design, sendo a primeira área mais associada ao objeto de estudo. Como contribuições dos achados, consideram-se relevantes as categorias emergentes da codificação para o entendimento das competências e da cultura profissional de designers no processo desenvolvimento de produtos digitais circulantes na indústria de tecnologia da informação.
Referências
BRANCH, James; PARKER, Christopher J.; EVANS, Mark. Do User Experience (UX) Design Courses Meet Industry’s Needs? Analysing UX Degrees and Job Adverts. The Design Journal, v. 24, n. 4, pp. 631–652, 2021. DOI: https://doi.org/10.1080/14606925.2021.1930935.
CONFORTO, Edivandro Carlos; AMARAL, Daniel Capaldo; SILVA, Sérgio Luis da. Roteiro para revisão bibliográfica sistemática: aplicação no desenvolvimento de produtos e gerenciamento de projetos. Anais do 8º Congresso Brasileiro de Gestão de Desenvolvimento de Produto – CBGDP, Porto Alegre, RS, Brasil, 2011.
DEMILIS, Marcelo P.; MATOS, Lucas S.; ENSSLIN, Sandra R.; MERINO, Giselle S. A. D. Experiência do Usuário (UX): Análise Bibliométrica de publicações sobre a Avaliação de Desempenho da UX. Anais do 13º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, Univille, Joinville, SC, 05 a 08 de novembro, 2018.
ELLWANGER, Cristiane. Modelagem e Simulação no Design Experiencial: Uma Abordagem Sistêmica para Avaliar o Impacto da Ideação na Experiência Do Usuário. 226f. Tese (Doutorado em Design) – Escola de Engenharia, Faculdade de Arquitetura - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2018.
GETTO, Guiseppe; BEECHER, Fred. Toward a Model of UX Education: Training UX Designers Within the Academy. IEEE Transactions On Professional Communication, v. 59, n. 2, pp. 153–163, June, 2016. DOI: https://doi.org/10.1109/TPC.2016.2561139.
GRAY, Colin M. “It’s More of a Mindset Than a Method”: UX Practitioners’ Conception of Design Methods. CHI 2016, May 07–12, 2016, San Jose, CA, USA. pp. 4044–4055. DOI: http://dx.doi.org/10.1145/2858036.2858410.
KOU, Yubo; GRAY, Colin M. A Practice-Led Account of the Conceptual Evolution of UX Knowledge. CHI 2019, Glasgow, Scotland UK, May 4–9, 2019. DOI: https://doi.org/10.1145/3290605.3300279.
KOU, Yubo; GRAY, Colin M. Exploring the Knowledge Creation Practices of UX Designers on Stack Exchange. DIS'18 Companion, June 9–13, 2018, Hong Kong. ISBN 978-1-4503-5631-2/18/06. DOI: https://doi.org/10.1145/3197391.3205414.
KOU, Yubo; GRAY, Colin M. Towards Professionalization in an Online Community of Emerging Occupation: Discourses among UX Practitioners. GROUP 2018, Sanibel Island, FL, USA, Jan. 7–10, 2018. DOI: https://doi.org/10.1145/3148330.3148352.
KOU, Yubo; GRAY, Colin M.; TOOMBS, Austin L.; ADAMS, Robin S. Knowledge Production and Social Roles in an Online Community of Emerging Occupation: A Study of User Experience Practitioners on Reddit. Proceedings of the Hawaii International Conference on Systems Sciences (HICSS). DOI: https://doi.org/10.24251/HICSS.2018.261.
PANORAMA UX. Disponível em: https://panoramaux.com.br. Acesso em: 14 ago. 2022.
PENG, Qiong; MARTENS, Jean-Bernard. Requirements Gathering for Tools in Support of Storyboarding in User Experience Design. Proceedings of the 32nd International BCS Human Computer Interaction Conference (HCI), Belfast, UK, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.14236/ewic/HCI2018.2.
RAVANELLO, Ivna Motta; WOLFF, Fabiane; RIBEIRO, Vinicius Gadis. Uma Revisão Sistemática da produção bibliográfica sobre Experiência do Usuário no campo do Design. Ergodesign & HCI, [S.l.], v. 4, n. Especial, p. 1-8, dec. 2016. ISSN 2317-8876. DOI: http://dx.doi.org/10.22570/ergodesignhci.v4iEspecial.124.
ROSALA, Maria; KRAUSE, Rachel. User Experience Careers: what a career in UX looks like today. 2 ed. Nielsen Norman Group, 2019.
ROSE, Emma J.; TENENBERG, Josh. UX as Disruption: Managing Team Conflict as a Productive Resource. International Journal of Sociotechnology and Knowledge Development, v. 7, n. 3, pp. 1-19, July-September, 2015. DOI: https://doi.org/10.4018/IJSKD.2015070101.
ROSE, Emma J.; PUTNAM, C.; MACDONALD, C. M. Preparing Future UX Professionals: Human Skills, Technical Skills, and Dispositions. SIGDOC '20: Proceedings of the 38th ACM International Conference on Design of Communication, October, 2020, pp. 1–8, DOI: https://doi.org/10.1145/3380851.3416774.
ROTO, Virpi; LEE, Jung-Joo; LAW, Effie Lai-Chong; ZIMMERMAN, John. The Overlaps and Boundaries Between Service Design and User Experience Design. DIS ’21, June 28–July 02, Virtual Event, USA, 2021. DOI: https://doi.org/10.1145/3461778.3462058.
SENGUPTA, Shaon (2017). UX in ‘Practice’ for Starters — A Guided and Simplified Approach to Live Projects in the Industry. In: CHAKRABARTI, Amaresh; CHAKRABARTI, Debkumar. (eds.). Research into Design for Communities, Volume 1, Smart Innovation, Systems and Technologies 65. pp. 619–632. DOI: https://doi.org/10.1007/978-981-10-3518-0_54.
SHEPPARD, Benedict; KOUYOUMJIAN, Garen; SARRAZIN, Hugo; DORE, Fabricio. The Business Value of Design. McKinsey, 2018. Disponível em: https://www.mckinsey.com/business-functions/mckinsey-design/our-insights/the-business-value-of-design. Acesso em: 7 set. 2022.
SZÓSTEK, Agnieszka. A Look into Some Practices behind Microsoft UX Management. CHI 2011, Vancouver, BC, Canada, May 7–12, 2011.
SÜNER‑PLA‑CERDÀ, Sedef; GÜNAY, Aslı; YARGIN, Gülşen Töre; URAL, Haktan. Industrial design students’ perceptions towards a career in user experience feld in Turkey. International Journal of Technology and Design Education, 7 apr., 2021. DOI: https://doi.org/10.1007/s10798-021-09666-6.
VORVOREANU, Mihaela; GRAY, Colin M.; PARSONS, Paul; RASCHE, Nancy. Advancing UX Education: A Model for Integrated Studio Pedagogy. CHI 2017, Denver, CO, USA, May 06 - 11, 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.1145/3025453.3025726.
YARGIN, Gülşen Töre; SÜNER, Sedef; GÜNAY, Aslı. Modelling User Experience: Integrating User Experience Research into Design Education. International Conferences Interfaces and Human Computer Interaction; Game and Entertainment Technologies; Computer Graphics, Visualization, Computer Vision and Image Processing, 2018.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Copyright (c) 2022 André Grilo, Júlio Carlos de Souza Van der Linden