Resumo
Este artigo apresenta um relato de experiência em curricularização da extensão no curso de Design Gráfico da Universidade Federal de Sergipe, por meio da aplicação da metodologia de aprendizagem ativa, aprendizagem por projeto, que resultou no desenvolvimento de embalagem para a Casa da Queijada, estabelecimento que produz e comercializa a queijadinha, bem do patrimônio imaterial de São Cristóvão/SE, que atrai turistas e contribui com o desenvolvimento econômico do município. Como atividade do projeto de extensão Ações Interdisciplinares em Design, Desenvolvimento Humano e Tecnologia Social no estado de Sergipe, o envolvimento de estudantes da disciplina Projeto de Embalagem viabilizou a articulação entre o ensino, a pesquisa e a extensão, proporcionando a produção e a aplicação de conhecimentos em desenvolvimento de embalagem, envolvendo estudantes e produtores locais da queijadinha. Desta forma, para além do aprendizado relacionado à atividade profissional, os(as) estudantes foram sensibilizados com relação à importância de olhar para seu entorno e encontrar soluções que visem o aproveitamento e o aprimoramento de tecnologias sociais; e os produtores locais da queijadinha puderam compreender um pouco mais sobre a atividade de Design. A troca de conhecimentos, nesse sentido, caracterizou a interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade, bem como a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, tal como preconizado pela curricularização da extensão.
Referências
D’ÁVILA, Vicente Fidelis. Cultura de sub/desenvolvimento e desenvolvimento local. Sobral, CE: Edições UVA, 2006.
GARCIA, Joana. O negócio do social. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2004.
IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. São Cristóvão. S/D. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/se/sao-cristovao/historico. Acesso em: 25 out. 2022.
MEC – MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Resolução nº 7, de 18 de dezembro de 2018. Estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e regimenta o disposto na Meta 12.7 da Lei nº 13.005/201 que aprova o Plano Nacional de Educação – PNE 2014-2024 e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, 19 dez. 2018. Disponível em: https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/pdf/CNE_RES_CNECESN72018.pdf Acesso em: 23 out. 2022.
MERINO, E. A. D.; FIGUEIREDO, L. F.; MERINO, G. Design Valorizando produtos da agricultura familiar: Hermes de Ré. Florianópolis: EPAGRI, 2009.
MURTA, Stela Maris e GOODEY, Brian. Interpretação do patrimônio para o turismo sustentado: Um guia. Belo Horizonte: SEBRAE/MG, 1995.
PEREIRA, D. M. and DA SILVA, G. S. As Tecnologias de Informação e Comunicação como aliadas para o desenvolvimento. In: Caderno de Ciência Sociais Aplicadas, v. 10, p. 151–174, 2010.
SEN, Amartya. Sobre ética e economia. Tradução: Laura Teixeira Motta. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.
SIFUENTES, Thirza Reis; DESSEN, Maria Auxiliadora; OLIVEIRA, Maria Cláudia Santos Lopes de. “Desenvolvimento Humano: Desafios para a compreensão das trajetórias probabilísticas”, In: Psicologia: Teoria e Pesquisa. Out-Dez 2007, Vol. 23 n. 4, pp. 379-386, 2007.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Copyright (c) 2022 Illy Aline Lima de Castro dos Santos, Isabella de Sousa Melo, Isadora Burmeister Dickie, Luís Américo Silva Bonfim