Políticas Editoriais

Política de Acesso Livre
Política de Acessibilidade e Inclusão
Política de Ética e Integridade
Política de Arquivamento e Preservação Digital
Política de Licenciamento e Direitos Autorais
Política de Privacidade
Política de Indexação, Diretórios e Repositórios
Redes Sociais

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo e não há cobranças de Taxas de Processamento de Artigos (APCs), seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporcionando maior democratização mundial do conhecimento.

 

Política de Acessibilidade e Inclusão

Este periódico atua constantemente na implementação de conteúdos acessíveis e práticas inclusivas que possibilitem a máxima redução das barreiras de acessibilidade comunicacional, oportunizando assim, que todos os usuários possam usufruir de maneira equânime ao acesso à informação e ao conhecimento.

 

Política de Ética e Integridade

A Revista [re]Design atua de forma transparente durante todas as etapas do processo editorial e se orienta nas diretrizes e boas práticas editoriais da FAPESP, DORA e COPE, prezando pela ética e integridade das atividades científicas.

As políticas editoriais e orientações aos autores da Revista [re]Design serão atualizadas com regularidade no intuito de se manterem condizentes ao presente código ético de conduta.

Princípios Éticos e Boas práticas editoriais
Somente será admitido artigo com contribuição original e inédita, que esteja amparado por ampla pesquisa bibliográfica e de relevância científica, sendo todas as fontes do conteúdo citadas corretamente e não tenha sido submetido simultaneamente a outros periódicos; Não são aceitáveis assim, cópias literais de trechos já publicados, a não ser em casos excepcionais, na forma de citação. Ilustrações e gráficos de outras fontes devem ser creditados ou acompanhados de permissão de seus titulares de direitos autorais, se aplicável.

No caso de texto que trate de pesquisa envolvendo seres humanos, caso seja necessário, será exigido nos termos das Resoluções 466/2012, 510/2016 e 580/2018 da Plataforma Brasil - Conselho Nacional de Saúde / Ministério da Saúde (CNS/MS), documento comprobatório com parecer favorável por parte do Comitê de Ética da instituição na qual foi realizada a pesquisa e o cadastro no SISGEN. Preferencialmente os autores nacionais podem submeter a folha de aprovação da pesquisa pelo Comitê de ética em Pesquisa como documento suplementar.

Este periódico também não aceita e tampouco tolera artigos com conteúdos de caráter discriminatório, calunioso,  e/ou difamatório e/ou que viole todo e qualquer tipo de direitos privados e/ou comerciais de terceiros.

Também atuamos de maneira a garantir permanentemente os preceitos democráticos, pautados no respeito e na igualdade de direitos humanos e pelas garantias fundamentais.

As decisões das editoras e dos editores no que diz respeito à aceitação ou rejeição de um artigo para publicação são estritamente baseadas no caráter técnico-científico no que tange a originalidade, finalidade, relevância do estudo em função dos objetivos acadêmicos da revista.

Os membros do Conselho Editorial que estiverem isentos, tratarão com rigor e justiça toda e qualquer prática que possa ferir as Políticas de Ética e Integridade deste periódico por parte de um(a) ou mais membros(as) desta revista, estes(as) últimos(as), estarão sujeitos(as) às mesmas sanções instituídas na Política de correção de erros e retratações.

Conflito de Interesses
É de responsabilidade dos autores(as) a declaração de qualquer situação que possa configurar um conflito de interesses. Os casos existentes devem ser comunicados aos editores e para que seja realizada a devida menção em seu artigo.

Nesse sentido, autores e membros deste periódico são obrigados a assinalar a existência de potenciais conflitos de interesse no ato da submissão ou ao aceitar um trabalho editorial ou avaliação.

Editores e membros do Conselho Editorial e Científico devem manter isonomia durante todo o processo editorial e não podem ter qualquer vínculo com que constitua conflito de interesses em relação aos artigos e seus autores. Caso seja informado ou verificado alguma situação de conflito de interesses, a atividade editorial será designada a outro membro da equipe.

Política Antiplágio
O  plágio é crime de violação aos direitos autorais previsto no Art. 184 do Código Penal Brasileiro e na Lei 9.610/98.

Todos os artigos enviados à revista devem ser inéditos e serão submetidos a verificação de similaridade pelo sistema Similarity Check ou outros sistemas com a mesma finalidade, havendo a possibilidade dos autores receberem eventuais questionamentos ao longo do processo de avaliação do artigo submetido, referente às possíveis inconformidades apontadas pelo software.

A identificação de má conduta, tais quais, manipulação de autoria ou resultados, plágio, conflitos de interesses, apropriação de dados e pesquisas poderá acarretar na tomada de medidas adicionais conforme a política de correção de erros e retratações.

Política de Correção de Erros e Retratações
Em caso de suspeita de má conduta, a equipe da Revista [re]Design deve ser contatada imediatamente, pelo e-mail: [email protected]
para que seja realizada a investigação das alegações prestadas.

Possíveis alegações de má conduta e/ou outras questões relativas sobre a integridade, validade e/ou confiabilidade das publicações serão investigadas antes e depois da publicação.
Confirmando-se a aplicabilidade da má conduta, e dependendo a intenção, o Conselho Editorial tratará o caso das seguintes formas:

  • Envio de notificação educativa;
  • Publicação de correções e/ou retratações formais;
  • Rejeição e/ou despublicação do artigo;
  • Comunicação do caso ao Comitê de Ética do Instituto Federal do Maranhão e demais Instituições parceiras, às autoridades e órgãos responsáveis para tomada das medidas cabíveis;
  • Banimento da Revista [re]Design.

 

Política de Arquivamento e Preservação Digital

Este periódico faz uso dos sistemas de arquivamento e preservação PKP (PKP PN), Rede Cariniana / LOCKSS e CLOCKSS, além de boas práticas de armazenamento, com cópias de segurança e preservação de acervos fora do arquivo geral e do repositório institucional.

 

Política de Licenciamento e Direitos Autorais

Autores(as) consentem com a Revista [re]Design que seu artigo pode ser incorporado em bases e sistemas de informação científica existentes ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os utilizadores desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:

  • Compartilhar: copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato;
  • Adaptar: remixar, transformar, e criar a partir do material.

Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY NC 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;

Após a publicação do artigo pela Revista [re]Design, os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online em repositórios institucionais ou em suas páginas pessoais;

Também após a publicação do artigo pela Revista [re]Design, autores(as) podem realizar acordos contratuais independentes e adicionais para a distribuição não exclusiva da versão do artigo publicado nesta revista (por exemplo, incluí-lo em um repositório institucional ou publicá-lo em um livro) sempre evidenciando que o trabalho foi publicado primeiramente na Revista [re]Design, seguindo o seguinte formato:

Este artigo foi publicado originalmente pela Revista [re]Design em seu volume (colocar o volume), número (colocar o número) no ano de (colocar o ano) e pode ser acessado em: http://www.periodicos.ifma.edu.br/redesign

IMPORTANTE: As opiniões e conteúdos dos documentos publicados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não necessariamente refletem as opiniões da revista. Ao receber os artigos, os editores e avaliadores são livres para sugerir modificações parciais de seu conteúdo sem afetar o sentido dos argumentos do autor. Após aceitar os artigos a serem publicados, a Revista [re]Design fica livre para reproduzir o conteúdo para fins de divulgação, com a devida indicação dos autores.

 

Política de Privacidade

Respeitando a nova LGPD brasileira (Lei Geral de Proteção de Dados) e outras legislações vigentes, a Revista [re]Design só envia comunicados quando autorizado pelo usuário.

Nomes e endereços de e-mail informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 

Indexadores, diretórios e repositórios

Em breve.

 

Redes Sociais